COMO FUNCIONA

o processo de Coaching

Conheça o passo a passo do processo de Coaching

O futuro cliente pode buscar seu Coach por:

  • Indicação
  • Nos sites das Instituições que formam profissionais
  • Encontrá-los em anúncios (sejam eles panfletos, google, youtube, etc)

As sessões podem ser realizadas:

  • Coaching Presencial
    • Consultório / escritório do Coach
    • Empresa ou espaço do cliente (recomendamos que este espaço não seja sua residência)
    • Local público (cafeteria, parque ou salas locadas)
  • Coaching à distância / remoto
    • Telefone
    • Skype / Facetime, ou qualquer outro meio de comunicação que gere fluência na conversa, no horário da sessão.

Obviamente, quando se trata do seu bem mais precioso, ou seja, a vida, o futuro cliente vai analisar o profissional que irá atende-lo pelos resultados que promove ou se o profissional é referência no mercado. Recomendamos que o cliente faça sempre mais de 1 entrevista para ter certeza de que é aquele profissional que melhor se adequa para esta parceria dos próximos 3 a 6 meses, conforme for a periodicidade dos encontros ou quantidade de sessões.

Portanto, a primeira sessão (habitualmente) é gratuita, o que possibilita o cliente conhecer o profissional e o profissional conhecer o cliente e montar seu plano de trabalho.

É praxe no mercado de coaching um protocolo de atuação da sessão. Isso significa que alguns passos certamente vão ocorrer durante os encontros:

 

  • Apresentação das tarefas realizadas.
  • Reflexão e percepção do avanço no tema foco da sessão.
  • Desenvolvimento de uma nova ferramenta para a condução e estímulo do alcance do resultado.
  • Insights da evolução durante a abordagem.
  • Prática programada para a semana durante uma sessão e outra.

 

Independente de qual seja o objetivo, não é comum que os encontros ultrapassem 12 sessões de trabalhos. Considerando a entrevista inicial e o fechamento, o total de sessões pode ser de até 14 encontros. Especificamente no caso de sessão de coaching de negócios o número de encontros é facilmente ultrapassado. Considerando de 10 a 14 reuniões por área de desempenho, o processo completo pode ter até 84 sessões. De qualquer forma, é importante notar que existe um padrão de execução obedecendo o critério de 10 a 14 sessões.

Nos negócios o que muda é que muitas vezes o processo não se restringe apenas a uma área da empresa, podendo ser trabalhada os seguintes temas: Visão estratégica, performance dos grupos, liderança, vendas, processos e financeiro. Nem todas as empresas precisam de todas as abordagens. Ao combinarem o seu pacote de trabalho sempre será uma decisão conjunta do profissional que executa e do cliente.

É consenso que um bom processo de coaching já comece a manifestar resultados a partir da 4ª sessão, atingindo seu ápice ao término das sessões contratadas. A última sessão do método sempre vai ser uma avaliação do progresso e crescimento ocorridos durante o período do projeto.

Alguns coaches optam por apresentar no início uma avaliação comportamental. Ter este trabalho agregado ao processo de coaching é de livre escolha do cliente.

O processo de coaching, quando bem executada, é uma experiência única e transformadora na vida do cliente, elevando seus patamares de realização a uma nova esfera de percepção e conquistas.

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