Estou pronto para as novas oportunidades?

6 dicas para encarar os contratempos do seu sucesso

Quantas vezes o trem da oportunidade passou pela estação da sua vida e você não percebeu? O momento de aproveitar algo é único, e muitas vezes não estamos preparados para ele. Seguem dicas de como se preparar para embarcar neste trem e ter realmente sucesso.

Também conhecida como circunstância favorável para realizar algo, a oportunidade de trabalho nem sempre vem embrulhada em papel de presente, com um grande laço da conveniência, em um momento correto.

Muito pelo contrário. As maiores oportunidades nascem de uma tempestade ou de um cenário de adversidades. E aqui é que mora o problema. Não estamos preparados para a dificuldade, mesmo porque, se estivéssemos, não seria uma dificuldade.

Todo contratempo, obstáculo ou transtorno só existe em temas nos quais não temos a habilidade de resolvê-los ou a competência de encontrarmos a solução. E é nesse escopo que a oportunidade nasce.

Trata-se do momento propício para crescermos e nos desenvolvermos ao ponto de colocar aquele desafio na caixinha de experiências.

Só que quando falamos em carreira, temos alguns ensejos que nos colocam nesta situação de desconforto, como por exemplo: promoção, mudança de empresa, migração de mercado, novo time de trabalho, etc. Qualquer um dos exemplos tiram a pessoa da sua zona de conforto ou zona de competência.

Por mais experiência que possua, a mudança gera uma modificação do seu estado atual. Por mais semelhante que seja o próximo cenário, existe a garantia de que ele é diferente. E o diferente requer ajustes, adaptação e flexibilidade.

Esta situação se agrava quando a tomada de decisão de passar por este processo não é feita pelo profissional. Ao ser colocado em qualquer dessas situações, sem o consentimento prévio, estes eventos impactam expressivamente na autoestima ou na autoimagem. Neste caso, o desenvolvimento deve ocorrer o mais rápido possível para minimizar os efeitos colaterais que são extremamente nocivos à pessoa que passa por eles.

Se entendermos a mudança como entrar no mar, existe uma zona de arrebentação em que a onda quebra abrupta e violentamente gerando grande turbulência. Com todo este vigor o impacto pode ser arrasador. Entretanto, após passar a zona de arrebentação encontra-se um mar novo e pronto para ser navegado.

Aqui vamos passar algumas dicas de como transpassar a zona de arrebentação da sua carreira.

  1. Conheça seus pontos fortes – tenha claro quais são seus pontos fortes, estes são seus pontos de maior especialidade, seja uma competência, uma habilidade ou um comportamento. São seus pontos fortes que lhe diferenciam dos outros. Certamente serão uma vantagem competitiva em qualquer situação que enfrentar.
  2. Reconheça suas fraquezas – na outra mão existem os pontos fracos. Quanto mais evidente estiver para você de quais são seus pontos fracos e como eles te colocam na situação que enfrenta, mais preparado você vai estar para superar o infortúnio que vem passando. O importante aqui é focar em melhorar todos pontos fracos quanto possível. Isso significa dizer que em alguns vai existir uma melhora de 90%, mas é tão importante quanto uma melhora de 15% em um ponto fraco expressivo.
  3. Tenha claro onde pretende estar daqui 5 anos – ter claro pelo que vai querer comemorar daqui a 5 anos começa trazer seus objetivos do plano abstrato para o plano concreto. Concreto porque muitas ações começam a se descortinar diante do propósito e isso te coloca no caminho do seu resultado.
  4. Estruture seu plano da ação – toda vez que colocamos nossa energia para pensar em soluções e resultados, muitas sementes são plantadas. Apenas uma parte delas vai florir e frutificar. Aquelas que estão florindo ou frutificando são aquelas que lhe colocam mais perto daquilo que está buscando? Embora a resposta seja sim, pode ser que haja outros que tragam mais resultado ou reduz o tempo de execução. Com um bom plano de ação fica claro onde empreender sua energia para superar os obstáculos e, realmente, aproveitar a oportunidade.
  5. Faça – Todas estas dicas estarão mortas se você não entrar em ação. Lembre-se, nesta etapa você já empreendeu muito tempo e energia e de nada terá valido a pena se nada for feito. “Mille Stones” e rotina diária são dois recursos poderosos que vão lhe ajudar a fazer mais e mais, dia a dia.
  6. Tenha suporte emocional – Mas a oportunidade não se concretiza apenas com a ação. A única certeza que temos, é que o que vai acontece é diferente daquilo que foi planejado, por isso, tenha suporte emocional. É outro quesito que vai precisar para conseguir seguir em frente mesmo que a situação não esteja tão favorável.

Na nossa vida pessoal ou na nossa carreira (ou vida profissional) muitas vezes não conseguimos impedir que as turbulências cheguem até nós, mas com as dicas corretas aplicadas no momento certo, você tem total possibilidade de que aquilo que te colocou na situação onde está hoje, não seja aquilo que vai te colocar na sua nova situação.

Muito embora estejamos focados na carreira, até mesmo pelo período que estamos vivendo de grande instabilidade onde ser levado pela onde é uma condição altamente considerável, as ferramentas que foram apresentadas também podem ser utilizadas para a vida pessoal.

Se gostou do texto, compartilhe ou deixe seu recado para nós.