Comece agora seu plano de ação e abra os braços para 2017

Será que não está na hora de ter boa meta para começar sentir grandes resultados?

A única certeza que tínhamos nos últimos 24 meses é de que o futuro era incerto, de que as coisas não caminhavam no caminho correto e que não sabíamos a onde seria o fundo do poço. Qualquer expectativa de um plano de ação, talvez parecesse duvidoso.

Cada vez que achávamos que o pior já havia acontecia, vinha uma nova onda de “jatos” para derrubar qualquer resto de moral da mais otimista das pessoas.

Passamos e ainda estamos passando por momentos não agradáveis, mas está passando.

Por isso não se culpe por não ter feito nada de extraordinário neste momento de sobrevivência.

Porém, hoje o cenário é outro. Decisões foram tomadas e já existe um esboço de um plano que, aparentemente, se fizer o que precisa ser feito, daqui para frente, o presente já é diferente.

Este retorno ao controle ou esta nova situação de “re controle” acaba devolvendo mais uma vez sua responsabilidade. Isso porque as desculpas acabaram e sua obrigação em empreender seu tempo na condição correta, só aumenta.

Será que não está na hora de você ser pró ativo e ter uma meta forte que influencie o impacto em todos os seus outros seguimentos?

Mas por que uma meta? Porque sem uma finalidade clara você pode ir para qualquer lugar, inclusive colocar toda sua energia para ter o resultado errado, em direção ao precipício! Vamos deixar claro que após 24 meses, a última coisa que você precisa é fazer um movimento equivocado.

Para que uma meta seja traçada, você precisa saber:

  1. O que eu realmente valorizo? Quais são os frutos que terei prazer em colher das ações que eu tomar?
  2. Para que eu chegue neste produto final, eu tenho condições reais de chegar lá considerando onde estou hoje?
  3. Estou fazendo algo que me vai colocar mais próximo de concretizar o meu objetivo?
  4. O que estou vislumbrando para mim está prejudicando outras áreas da minha vida?
  5. Quem são minhas grandes referências? Com quais ensinamentos elas contribuem para que eu possa alcançar o que almejo?
  6. Ainda quero me tornar aquilo que já planejei um dia?

Com todas estas perguntas respondidas, minha meta será alcançada? Não! Ter claro o que se quer e não caminhar em direção ao que é pretendido, é colocar tempo e energia em projetos que nunca vão sair do papel.

Aqui entra a segunda parte: O Plano de Ação.

Colocar em movimento aquilo que está alinhado e negociado com você mesmo é um dos fatores fundamentais para começar a materializar seus sonhos.

Se você não coloca funcionando cada parte daquilo que vislumbrou, não conseguirá chegar ao topo do lugar que merece.

As 4 chaves para que seu Plano de Ação ganhe corpo são:

  1. Tenha uma lista de ações e atividades que serão necessárias para que seu projeto esteja completo;
  2. Coloque data de início de cada ação. Ter também o prazo de realização contribui para estruturar o período e duração da sua caminhada no tempo e no espaço;
  3. Saiba o custo ou preveja quais os prováveis custos ou investimentos que serão necessários para que sua lista de atividades aconteça;
  4. Tenha claro que vai ser o responsável para que tudo caminhe. Acredito que já esteja certo de que você é o grande responsável por todo seu resultado.

Outras duas dicas valiosas são:

  1. Eu sei exatamente onde vai me levar cada ação que eu tomar? – Esta pergunta aumenta o meu grau de consciência em saber se a ação é a mais correta e se ela me coloca mais próximo dos meus objetivos.
  2. Existe algum risco das coisas não acontecerem da forma como foi planejado? Sim, sempre existe, a questão aqui é ter em mente o plano B para evitar que o risco aconteça ou, em acontecendo, consiga atingir o resultado por outro caminho.

Não importa o que você faz, nem o tamanho do seu sonho. Estas são chaves simples que podem abrir as portas da realização do que sua mente já projetou.

Faço o convite para você fazer o teste. Não precisa ser grande, nem audacioso. Estipule uma meta para você, siga as orientações acima e divida conosco quais foram suas conquistas. A cada resultado, você vai confirmar esta ferramenta como um caminho de sucesso. E, quando menos perceber, vai utilizar este recurso automaticamente e se tornar um realizador dinâmico.

Daqui a alguns meses o ano de 2017 vai oficialmente começar. Por que não se antecipar a ele?