Coaching esportivo orienta atletas sobre como conquistar vitórias

Ser um atleta de alta performance, com muitas conquistas inclusive em âmbito mundial, aliado a remunerações, que dependendo do segmento, pode chegar a milhares de dólares, não é tarefa simples. É necessário ter disciplina, treinar por horas a fio e ter completo equilíbrio emocional. Mas como aliar tudo isso?

O coaching esportivo tem como objetivo ajudar o atleta a superar limites, manter-se motivado e disciplinado, transpor barreiras, potencializando comportamentos positivos e habilidades para alcançar o máximo de sua performance física, técnica e emocional em momentos decisivos.

Além de auxiliar no planejamento de sua carreira, analisando aonde quer chegar e que competições quer superar. Não basta que o treinamento seja intenso, o atleta precisa ter autocontrole ativo.

Algumas pesquisas mostram que os esportistas ocupam a terceira colocação entre quem busca profissionais especializados em coaching. Hoje, muito clubes investem neste segmento para melhorar a performance de seus atletas. Mas eles também têm sido solicitados por esportistas que praticam modalidades individuais.

A essência do coaching está em estabelecer um plano de ações para atingir uma meta definida, treinando comportamentos que aumentem a eficiência para alcançar o objetivo, trabalhando cada obstáculo que surge neste caminho.

Atletas profissionais constituem o público ideal para trabalhar técnicas assim, por serem muito disciplinados e focados

É necessário ressaltar que existe diferença entre preparação física, treinamento técnico e técnicas motivacionais.

Além disso, o coaching esportivo é indicado também para técnicos, treinadores e preparadores físicos, e toda a equipe que faz com que determinado atleta ou grupo, queira melhorar seus resultados, com visão estratégica, desenvolvendo habilidades para atingir metas e objetivos e conquistar vitórias.

Ou seja, ele não exerce a mesma função de um treinador e/ou psicólogo esportivo. Sua função é auxiliar, motivar, identificar sabotadores e pontos de melhoria e elevar o desempenho do cliente ao máximo.

O respeito ao planejamento, otimização do tempo, disciplina e o comprometimento dos envolvidos são fatores fundamentais para o sucesso dessa assessoria.

Esta atividade surgiu nos esportes na década de 70 e atualmente é muito usada nos Estados Unidos e Europa.

O domínio das emoções e o seu referido impacto nos resultados foi comprovado na década de 1980 quando o psicólogo Daniel Goleman, PhD pela Universidade de Harvard, apresentou sua teoria sobre inteligência emocional.

Segundo ele, as emoções desempenham um papel muito mais importante no desempenho individual do que se imaginava no passado.

Alguns benefícios do coaching esportivo são:

  • Aumento de performance;
  • Controle dos estados emocionais;
  • Concentração e foco;
  • Definição clara de metas e objetivos;
  • Autoestima, automotivação, autodisciplina, autoconhecimento, e autoconfiança;
  • Melhoria de rendimento em competições, gerando assim melhores resultados;
  • Auxilio no planejamento profissional e pessoal;
  • Melhoria no trabalho em equipe;
  • Eliminação de crenças limitantes; e
  • Melhoria na tomada de decisões em momentos cruciais.

Acompanhe matéria veiculada na TV TEM – Rede Globo em 13 de Agosto de 2013 com o Master Coach Rogério Martins e o personal coach LPC, Leandro Domingues.

Rogério Martins é Fundador e Diretor Presidente da Academia Brasileira de Coaching®, Master Coach Trainer membro do ICC – International Coaching Council, Palestrante Comportamental, Master em PNL e Hipnose Clínica.

[button_1 text=”Saiba%20mais%20sobre%20a%20metodologia%20LPC” text_size=”22″ text_color=”#ffffff” text_font=”Lato;google” text_letter_spacing=”0″ subtext_panel=”N” text_shadow_panel=”Y” text_shadow_vertical=”-1″ text_shadow_horizontal=”0″ text_shadow_color=”#000000″ text_shadow_blur=”0″ styling_width=”40″ styling_height=”20″ styling_border_color=”#000000″ styling_border_size=”1″ styling_border_radius=”6″ styling_border_opacity=”100″ styling_gradient=”Y” styling_gradient_start_color=”#0080ff” drop_shadow_panel=”Y” drop_shadow_vertical=”1″ drop_shadow_horizontal=”0″ drop_shadow_blur=”1″ drop_shadow_spread=”0″ drop_shadow_color=”#000000″ drop_shadow_opacity=”50″ inset_shadow_panel=”Y” inset_shadow_vertical=”0″ inset_shadow_horizontal=”0″ inset_shadow_blur=”0″ inset_shadow_spread=”1″ inset_shadow_color=”#ffffff” inset_shadow_opacity=”25″ align=”center” href=”http://academiadecoaching.com.br/metodo-lpc”/]